Livro apresenta métodos de prevenção a partir da análise organizacional

17 de Março de 2015 - 09h17

Em 11 de março de 2011, um derretimento de três dos seis reatores nucleares da usina de Fukushima no Japão resultou no maior desastre nuclear desde o acidente de Chernobyl, em abril de 1986, e o segundo, depois de Chernobyl, a chegar ao nível 7 na Escala Internacional de Acidentes Nucleares. Soube-se que o acidente foi devido a uma negligência, sendo que os responsáveis haviam ignorado uma exigência já admitida no plano internacional sob a proteção da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) de que seriam necessários trabalhos de proteção do edifício central, sendo que o de sua construção era muito baixo e apresentava riscos.

A partir de exemplos como esse, os autores franceses, Michel Llory e René Montmayeul lançaram bases para um novo método de análises das organizações de alto risco no livro “O acidente e a organização”, que foi publicado pela Fabrefactum Editora, no ano de 2014. Esta vem a ser a primeira edição brasileira do livro que foi lançado na França em 2010.

José Marçal Jackson Filho, pesquisador da Fundacentro do Paraná e membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO), é membro da equipe do conselho editorial da Fabrefactum.

A obra surgiu a partir da vontade do coletivo “Chaos” de elaborar e promover uma nova abordagem a partir dos riscos de acidente. O livro apresenta a análise organizacional da segurança abordada em estudos universitários tornando-a mais acessível ao leitor. Traz uma abordagem que estabelece pontes entre os saberes dispersos em diferentes áreas e métodos utilizados para a prevenção de acidentes.

Acreditando que uma análise organizacional tem grande competência de utilização em prevenção de acidentes de trabalho, o livro é direcionado a todos que trabalham em ambientes industriais de risco e a todos os interessados pelos riscos e perigos do espaço público.

O livro aborda também questões sobre o erro humano, o qual trata como uma espécie de dogma, que deve ser descartado para que ocorra uma análise organizacional da segurança.

Apresentando seis acidentes em localidades diferentes, o livro é dividido em três capítulos e a conclusão final. Por meio da realização de análise sobre os acidentes e com foco na organização como forma de prevenção dos mesmos, a publicação trabalha com a ideia de que prevenção é algo que não pode acontecer somente após o acidente, mas que deve ser algo para prever possíveis acidentes. A obra apresenta também os fundamentos e os princípios da análise organizacional.

O livro pode ser solicitado para a própria editora Fabrefactum, através do email: gerencia@fabrefactum.com.br, o custo fica sendo apenas o valor do frete. Para tanto, basta encaminhar o seu CEP para cálculo do mesmo.

A publicação também pode ser encontrada em versão online.

 

Fonte: Fundacentro

Voltar